sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Bocha no C. C. 25 de Julho

Ao longo da semana que termina, encontramos o Sr. Harry Dickmann, ex Presidente do clube e frequentador assíduo e de longa data. Conversamos um pouco e lhe perguntei sobre as atividades esportivas. Ele comentou sobre o Bolão e a  Bocha no tempo, que haviam filas para usar as instalações do clube com inúmeras equipes de bocha e bolão durante todos os dias da semana.
O clube tem espaço para a prática destes esportes.  Basta ser sócio e ter um grupo de amigos para praticá-los nas instalações do C. C. 25 de Julho.
Equipe de bocha do GR Barueri SP - Ilustrativo
Vamos comentar um pouco sobre a Bocha?
Em outro  momento vamos visitar o único grupo de Bocha que atualmente joga, em um dia da semana, nas dependências do clube.
Um pouquinho de história sobre este esporte.


A Bocha surgiu cerca de 3 a 4 mil anos AC. Era praticada no Egito e na Grécia Antiga. A Grécia foi dominada por Roma e talvez isto explique o por que, da Bocha passar a categoria de esporte na Itália. Era conhecida como Bocce e  era promovida em festivais organizados por nobres e generais, oficializando-a.

    
 Em 1944, em Buenos Aires, foi realizado o primeiro Campeonato Sul-Americano de Bochas, mas o Brasil só foi representado no ano de 1957. O primeiro Campeonato Mundial foi em 1951. A partir da década de 60 do século XX, a Bocha firmou-se no Brasil. Com a evolução técnica dos atletas e a conquista de novos adeptos, em 1966 as mulheres iniciaram sua participação no esporte.
 A regra da Bocha nesta época romana, consistia em rolar as bochas no chão em direção de algum objeto. O Exército romano dominou a Europa, e com isto popularizou-se o esporte no continente.
Os italianos trouxeram, também a Bocha para o Brasil, diferentemente ocorreu em Blumenau. Aqui a  Bocha chegou com os
primeiros imigrantes alemães que a conheceram na Europa , onde foi difundida pelos  romanos e também foi trazida pelos imigrantes italianos, mais tarde.
A Confederação Mundial de Bocha é a entidade que representa o esporte mundialmente. Existe as confederações nos continentes, como por exemplo,  a Confederação Pan-Americana de Bocha. O esporte foi reconhecido no Brasil como é praticado atualmente, em 1943. A Confederação Brasileira de Bocha tem como filiadas a Federação de Bocha do Paraná, Federação Paulista de Bocha, Federação Bochólila do Estado do Rio de Janeiro, Federação Rio Grandense de Bocha, Federação Brasiliense de Bocha, Federação Catarinense de Bocha, Federação Espiritossantense de Bocha, Federação Matogrossense de Bocha, Federação Mato Grosso do Sul de Bocha, Federação Mineira Bochófila.
Os clubes são filiados em sua maioria em ligas municipais e regionais. Federações nos Estados filidas a Confederação, que é filiada a Sul-Americna de Bocha.


Equipe Feminina campeã da XII Taça Brasil de Clubes Campeões
5 de maio 2010 - Francisco Beltrão PR
A Bocha é praticada por pessoas de todas as idades e classes sociais, homens, mulheres, jovens e crianças. O esporte está atraindo a participação de atletas de faixa etária cada vez menor. É possível encontrar atletas vivendo do esporte da Bocha.
Muito Interessante!!
Vamos procurar conhecer um pouco mais sobre os praticantes de Bocha do C. C. 25 de Julho, como também sobre  o outro esporte, o Bolão e trazer mais informações. 
Podemos ter uma equipe campeã! Para praticar nas dependências do clube, basta ser sócio e fazer parte de um grupo de amigos, também sócios.
As intalações existem!
Mais informações na Secretaria do Clube!
Afinal, esporte é saúde!!




Postado por Angelina Wittmann






Nenhum comentário: