quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Intercâmbio cultural - Parte I

Como já foi registrado aqui no Blog, a Coordenadora do Grupo Folclórico do C. C. 25 de Julho, Blumenauer Volkstanzgruppe, a Sra. Roswitha Ziel e seu marido, Sr Stefan Ziel, atual Tesoureiro da diretoria do clube, estiveram na Alemanha e Áustria. As informações nos possibilitam conhecer, de forma resumida, um pouco da preparação que há por trás dos trabalhos e atividades do Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe, através de contatos com Grupo folclóricos destes países. Há muito cuidado, por parte da coordenação do grupo folclórico, quanto à originalidade das coreografias, músicas e trajes. Vamos apresentar este tema em duas partes - Parte I e Parte II.

A Sra Roswitha nos apresentou um pouco das atividades e do roteiro da viagem.


Em setembro estivemos na Alemanha e Áustria e aproveitamos a oportunidade para reencontrar amigos folcloristas e assim reafirmar laços de amizade e além de buscar novos contatos.  Roswitha

Roswitha e Stefan já haviam agendado com o Sr. Walter Buksch, coordenador do Grupo folclórico Volkstanzkreis Freisig da cidade de Freising, próximo de München. Conheceram o Sr. Walter Buksch em janeiro deste ano, quando coordenava um curso de danças folclóricas na casa da Juventude, em Gramado.

O encontro com o grupo Volkstanzkreis Freisig na Europa






  
Roswhita e Stefan ao centro

Foi um encontro bastante trabalhoso pois além de participar do ensaio regular do grupo, havia sido agendado um ensaio especialmente para mim, com o grupo de trabalho, pois precisava esclarecer algumas dúvidas. Nesse, foram repassados, principalmente, Ländler, danças figuradas com um grau de dificuldade maior e que estarão sendo ensaiadas pelo grupo no próximo ano. Roswitha
 Roswitha trocou idéias com Christel Buksch sobre a confecção de trajes.
Participaram, também, de um Volkstanzabend em Freising. Roswitha explica que é algo semelhante ao evento que houve há 3 anos no C. C. 25 de Julho promovido pelo Grupo Blumenauer Volkstanzgruppe .
No Volkstanzabend são tocadas apenas danças folclóricas de uma programação pré definida e divulgada antes do evento. Isto faz com que os folcloristas tenham uma idéia do nível de dificuldade para sua própria preparação. Segundo Roswitha, este tipo de evento é comum na região de München.

Clicar para ampliar
 Cada grupo acaba delineando uma característica geral de acordo com o público que gostaria de atingir. Existem eventos com diferentes graus de dificuldade o que possibilitam aos grupos optar por aquele que melhor conseguir acompanhar. O Volkstanzkreis Freising tem um repertório bastante difícil sendo que mesmo assim o salão ficou pequeno. Roswitha
Stefan e Sra Chistel Buksch

Continua na próxima postagem, no dia de amanhã. Acompanhem! Hoje à noite - O momento musical!


Lembramos...

Amanhã, às 19:30h, estaremos lá na rua da Palmeiras, acompanhando o início do primeiro desfile da Oktoberfest 2010.


Na sexta feira, dia 8, o Grupo de Harmônicas Blumenau - do C.C. 25 de Julho estará tocando no coreto próximo ao Banco do Brasil, na Rua XV de Novembro, a partir das 15:00h e no domingo, dia 10, às 21:00h, no Setor 1, acontece a primeira apresentação do Grupo Folclórico do C. C. 25 de Julho, Blumenauer Volkstanzgruppe.


Um pouco de dança e música






Postado por Angelina Wittmann



Nenhum comentário: