segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Um pouco de História... Primeiros Imperadores Germânicos


Algum tempo após o primeiro século de nossa Era (Um pouco de História...Parte I - Dos Germanos ao surgimento: “Deutschland” ) - Idade Média, a Alemanha ainda estava longe de possuir suas fronteiras atuais, ou mesmo as fronteiras existentes  antes das duas grandes guerras.
Falaremos de um período importante na sequência dos fatos dentro da cronologia histórica da Alemanha, focado no ano de 911 – quando o império franco oriental passou a ser alemão através da coroação do novo rei.
Da obra de Tácito, em 98 DC, até chegar a este tempo, os povos germânicos passaram por muitas batalhas e conquistas, ascensões e quedas de reis.


Por que a data de 911 é importante?
Neste ano foi coroado o primeiro rei oriundo dos povos germânicos – Conrado – na época era duque dos francos. Conrado foi eleito rei, sucedendo à dinastia dos carolíngios e foi considerado o primeiro rei, de fato,  alemão, apesar do título oficial ter sido rei franco, mais tarde rei romano.
No século XI, o império passou a se chamar Império Romano e a partir do século XIII, Sacro Império Romano. No  século XV passou a ser conhecido por Sacro Império Romano da Nação Germânica. Ao mesmo tempo em que o rei era escolhido pela alta nobreza, vigorava o direito de consanguinidade, ou seja, o novo rei devia ser parente do antecessor. Isso, entretanto, nem sempre funcionou, chegando até a haver eleições duplas.

Na Idade Média, a Alemanha não tinha capital e o governo era itinerante. Não  havia coleta de impostos e a autoridade do rei podia ser contestada pelos nobres das diversas etnias que formavam o império. Neste tempo, o rei só conseguia impor respeito através da força militar ou de sua habilidade em selar alianças.
Esta façanha político militar só foi  conseguida por Henrique I (919–936), duque da Saxônia e sucessor de Conrado I, e depois, melhor ainda, por seu filho Otto I (936 a 973).

Conrado I
Otto I




Estrategicamente, em 952, Otto I se casou com a viúva do último rei da Itália, se tornando Rei dos Francos e Langobardos.
O papa João XII enfrentando dificuldades políticas, em 960  solicitou o apoio de Otto, que o ajudou numa campanha pela Itália. Com isto, em 962, Otto foi coroado imperador em Roma. A partir de então, os reis germânicos passaram a ser candidatos à dignidade de imperadores no grande império.

Papa João XII
Naquela época, para o imperador ser coroado pelo Papa, o rei tinha que se deslocar até Roma. O que ia contra a idéia de que o império era universal e outorgava ao soberano o domínio sobre todo o Ocidente.
Até 1806, havia uma coroação real e outra imperial, pelo papa. Em vista disso, se fez necessário, aos alemães, não apenas o controle do pontificado, como também, domínio do norte e do centro da Itália, então parte integrante do império.
Em 967, Otto I permitiu que seu filho, Otto II, também fosse coroado imperador. Otto I, morreu aos 60 anos de idade em Memleben, em  7 de maio de 973.
Otto II
Memleben
Ruínas de Memleben


















Post´s anteriores:

Um pouco de História...Parte I - Dos Germanos ao surgimento: “Deutschland”
Um pouco de História ... Sequência Parte I - Livro Germânia - Tácito


Continua...


Postado por Angelina Wittmann



Nenhum comentário: