segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Um pouco de História...Parte I - Dos Germanos ao surgimento: “Deutschland”


Dos Germanos ao surgimento: “Deutschland”

Iniciaremos uma exposição, em ordem cronológica e sintética, da história da Alemanha. Esta leitura é importante para a compreensão e conhecimento do perfil cultural, nas várias regiões da Alemanha atual e fora dela, como por exemplo, no Vale do Itajaí.

Que esta síntese seja útil para despertar a curiosidade do conhecer mais.
Com já foi mencionado em Post´s anteriores de... Um pouco de História..., a nação alemã surgiu a partir de um processo econômico social que perdurou por muitos séculos de história e suas origens se perdem no tempo. Em outro post, igualmente foi esclarecido que a palavra Deutschland (Alemanha) compõe-se de dois elementos: land significa terra, deutsch, expressão que surgiu no Século VIII, inicialmente, usado para a língua falada na parte oriental do império dos francos, que atingiu seu apogeu no reinado de Carlos Magno. Os teutões, um povo sobre o qual pouco se sabe, podem ter sido sua origem. Consta que eles desapareceram depois de derrotados pelo comandante romano Caio Mário em 102 AC. O nome latino Germania é derivado do alemão Gehrmann ou Wehrmann, que significa "homem de lança".

Carlos Magno
Como já mencionado aqui no Blog do C.C. 25 de Julho, as primeiras referências aos germani são do século I AC. Em um primeiro momento, era usada a expressão celta para estas tribos, e não germânica que não demorou muito para ser adotada em obras literárias.

Aldeia celta

Foram o historiador romano Tácito (Biografia no post - clique sobre: Centro Cultural 25 de Julho: Um pouco de História ... Sequência Parte I - Livro Germânia - Tácito) e o imperador Júlio César que forneceram os primeiros dados sobre os hábitos e costumes dos germanos. Eles os descreveram como povos bárbaros organizados em tribos, que viviam em florestas e não conheciam a organização de cidade, pois eram nômades.

Tácito

Júlio César




















Tácito, descreveu os germanos em sua obra Germania (Obra no link - Clique sobre: Centro Cultural 25 de Julho: Um pouco de História ... Sequência Parte I - Livro Germânia - Tácito ) . Também, Júlio César descreve em sua obra Sobre a Guerra Gálica, a luta contra Ariovisto, apresentado como "rei dos germanos".

O rio Reno foi o grande obstáculo físico que contribuiu para a formação de povos distintos, já na época dos romanos, na região. Estes tentaram atravessar duas vezes o Reno, sem sucesso. Pretendiam subjugar a Germânia. Por conta disto, fez surgir os povos latinos mediterrâneo e o nórdico germânico, leste e oeste do rio Reno.

Mapa da região - Obra Germânia

Conta a história, que o imperador romano Augusto desistiu da expansão até o rio Elba (no leste da atual Alemanha) depois que o príncipe Armínio, da etnia germânica dos queruscos, derrotou três legiões na Floresta de Teutoburg. Armínio – ou Hermann, como é chamado em alemão, por conta desta vitória foi feito o primeiro herói "nacional" da Alemanha.

Príncipe Armínio

Primeiro Herói



















Demorou muito para que, da época do domínio romano, até o momento no qual os povos germânicos se organizaram em  uma nação. Esse movimento começou com a constituição do grande Estado franco merovíngio e sua conversão ao cristianismo durante o reinado de Clóvis (481 a 511 DC), episódio que está ligado também à origem da França. Um pouco após a morte de Carlos Magno, por volta de 814 DC, o império começou a se fragmentar devido a partilhas sucessórias. Surgiu, então um império ocidental e um oriental e a fronteira política correspondia mais ou menos à fronteira lingüística entre o alemão e o francês, ou seja, a divisa geográfica na figura do antigo rio Reno e o obstáculo que ele representou ao avanço dos romanos tempos anteriores.
Com o passar dos anos, o povo do império oriental desenvolveu um sentimento de unidade sob preceitos, lingua, conduta, folclore e costumes.

Rio Reno - Colônia
A palavra que a princípio designava a língua passou a qualificar, então, o povo que a falava e, depois, a região por ele habitada: surgiu a palavra a partir da união de land e Deutsch - Deutschland. Surgiu um povo que começou a escrever a sua própria história, mesmo que ainda não estivessem organizados sob uma nação que surgiria bem mais tarde.
Logo se definiu a fronteira ocidental da Alemanha, que permaneceu relativamente estável. A fronteira oriental mudou várias vezes ao longo dos séculos. No ano 900 DC, ela mais ou menos acompanhava os rios Elba e Saale. Nos séculos seguintes, o território habitado pelos alemães foi ampliado em direção ao leste, um movimento que só veio a estacionar em meados do século XIV.

Rio Elba - Hamburgo





Postado por Angelina Wittmann










Nenhum comentário: