terça-feira, 17 de maio de 2011

Skat - Uma modalidade da Olimpíada Cultural de Blumenau da ACCT

O skat é um engenhoso jogo de cartas de baralho que surgiu na Alemanha há mais de 300 anos. Foi desenvolvido e adaptado, com é conhecido atualmente, na cidade medieval de Altemburg, por volta de 1810.
Chegou em nossa região, com os primeiros imigrantes, na metade do século XIX, que jogavam skat durante a viagem da Alemanha para o Vale do Itajaí – era maneira de distração para passar o tempo de 72 dias da longa viagem pelo Oceano Atlântico .
Embora seja considerado um jogo de sorte, o skat depende fundamentalmente da habilidade de quem o pratica. Seu objetivo é alcançar o número máximo de pontos e é disputado por três jogadores e 32 cartas. Quanto maior for o tempo de prática e domínio mais apurada é a técnica e conhecidos são seus truques, caracterizando o jogo de habilidades e estratégias. Esta característica da rapidez do raciocínio e habilidade em cálculos matemáticos para neutralizar o adversário, faz com que seja considerado o xadrez do baralho. Afinal, são mais de um milhão de diferentes combinações.
É dito que, se fosse jogado dia e noite, durante cem anos, o praticante de skat não teria praticado todas as opções e combinações que o skat oferece.

Todas as quartas feiras, há um grupo que pratica skat no C.C. 25 de Julho.
Se você quiser acompanhar e conhecer um pouco mais sobre esta prática trazida pelos nossos descendentes, esteja a vontade para comparecer e conversar com os amigos que praticam skat no
C.C. 25 de Julho.

Nenhum comentário: