quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ein Fraenkischer Abend - Por Renate Rossmark


O C.C. 25 de Julho de Blumenau, anualmente comemora a Semana da Imigração Alemã no Brasil através de uma vasta programação de eventos que enaltece e lembra os costumes e tradições dos antepassados - os imigrantes.

É sabido que os imigrantes vieram de diversas regiões da Alemanha e que cada região tem seus próprios costumes, diferentes um dos outros – Gastronomia, música, dança, dialeto....

Entre outras coisas, dentro da programação da Semana da Imigração Alemã no Brasil para este ano, foi destacado: O Concerto do coral e harmônicas, que já aconteceu e tivemos a oportunidade de ouvir as belas canções folclóricas; o Volkstanzfest – observar as danças; homenagem solene aos imigrantes junto ao Monumento da Praça Hercílio Luz.
Entendendo que também a culinária faz parte da cultura, para este ano, em sua primeira edição, estamos apresentando a Noite na FrancôniaEin Fraenkischer Abend, onde o destaque será dado à culinária.

Mas por que a Francônia?

A resposta é simples.

Nós, os associados mais entusiasmados, temos estreitos laços de amizade e parentesco com o povo desta bela região, que faz parte do estado da Baviera.

Em 1988, por intermédio de convite e de parentes, o C.C. 25 de Julho de Blumenau trouxe para Blumenau, pela primeira vez, a Winzerkapelle Roedelsee , que em anos seguintes, veio para animar a Oktoberfest.





















Estreitando amizade com a Winzerkapelle, o nosso coral fez turnês pela Alemanha e passou uma semana na cidade de Roedelsse.


Também a Blumenauer Volkstanzgruppe, fez turnês pela Alemanha, sob a orientação de um grupo de amigos de Gelderscheim. Seu traje oficial é o traje legítimo da Francônia.



Ao centro - Sra. Roswitha Ziel com amigos de Gelderscheim
  








Grupo folclórico amigo de Gelderscheim

Até então, temos motivos suficientes para organizar a primeira edição de gastronomia alemã, dentro da Semana da Imigração Alemã no Brasil - a Noite na Francônia.


Sr. e Sra Volkmann - vinhedos de Roedelsse em 1988 - cidade ao fundo

Quando falamos de Francônia, lembramos das belíssimas paisagens dos vinhedos, principal cultura da região e de seus aconchegantes lugarejos. A tradição da cultura da uva de excelente qualidade é um dos ingredientes especialíssimo para os famosos vinhos produzidos na região. São comercializados em garrafas conhecidas “Bocksbeutel”. A população, na época da colheita a faz em mutirão, onde todos ajudam na tarefa da colheita culminando, ao final, com as tradicionais Festas do Vinho, que acontecem em todas as localidades.


Nestas festas são servidas especialidades tradicionais como o Swiebelkuchen, Blauer Zipfel, Bratwurst, Fränkusche Abendbrotzeit, tudo naturalmente regado a vinho.

Swiebelkuchen


Blauer Zipfel



Fränkusche Abendbrotzeit
Srta Bruna - Folclorista da Blumenauer Volkstanzgruppe - IV Volkstanzfest























Vamos tentar resgatar um pouco destas delícias para os amigos e sócios do centro cultural, na Noite da FrancôniaEin Fraenkischer Abend, que acontecerá dentro da Semana da Imigração Alemã no Brasil, em sua primeira edição, neste ano de 2011, dia 30 de julho, no próximo sábado, a partira das 19:30h.

Por Renate Rossmark


Para saber mais sobre a Francônia acesse o link clicando sobre:
Centro Cultural 25 de Julho: Notícias enviadas da Alemanha



Estaremos lá!


Nenhum comentário: