sexta-feira, 9 de setembro de 2011

C.C. 25 de Julho na enchente de Blumenau

Hoje cedo saímos do bairro de Salto Weissbach na região oeste do município de Blumenau em direção ao  C.C. 25 de Julho, que está situado na área central para averiguar a situação in loco. O clube está sediado às margens do ribeirão da Velha, um dos grande afluentes do rio Itajaí Açú, dentro da cidade de Blumenau.





Para chegar ao nosso destino, C.C. 25 de Julho, tivemos que buscar caminhos alternativos e não alagados.








 Vídeos - Caminho alternativo



Quando não conseguimos mais avançar por caminhos não  inundados, encontramos a gentileza de uma equipe solidária de amigos canoeiros, liderada pelo Sr. Dirceu, na companhia de seu chefe e seus dois filhos.


O grupo munido de uma canoa, presta auxilio àqueles que não tem outra alternativa de transporte, ou mesmo, facilitam o transporte  de alimentos e roupas à alojamentos ilhados, durante a enchente. Ao saber, que pretendíamos observar a sede do centro cultural, prontamente nos transportaram até lá.

De gorro Preto - Sr. Dirceu



 Foi diferente chegar à sede do centro cultural, por um caminho alternativo, quase surreal. Passamos por quintais de residências, sobre as águas, quase em linha reta, a partir da Praça do Estudante, esta, totalmente tomada pelas águas.

Chegando à sede, para nossa tranqüilidade, observamos que as águas ainda não tinham atingido o piso do salão. Para isto seria necessário que o nível do Rio Itajaí Açu subisse aproximadamente 35 cm. Neste momento o rio está abaixando lentamente.






Rua do C.C. 25 de Julho - Rua Alberto Koffke




































Observamos que há famílias alojadas no galpão, no mesmo local aonde aconteceu a Churrascada Amigos do 25. As famílias, motivadas pelos barqueiros, pediram alimentos e roupas, reivindicação levadas pela equipe à sede dos bombeiros, também submersa, antes de nos levar de volta à Praça do Estudante.

Famílias alojadas no galpão



Sob o prédio dos bombeiros após entregar  solicitações dos desabrigados

Terminal de ônibus


Solidariedade - é nestas ocasiões que surgem

Seguem seus trabalhos
Nossa Gratidão à equipe do Sr Dirceu

De volta à Praça do Estudante
Vídeo que mostra a chegada ao C.C. 25 de Julho




Vibramos para que o grande Itajaí Açu se acalme e retorne ao seu leito natural e normal. Respeitemos mais as mensagens da natureza e seus sinais, pois comunicam.

Por volta de  12:00h. o nível do Rio Itajaí Açu em Blumenau foi de        12,60m, sendo que, mais tarde, por volta de 14:00h, a força das águas levou a escala de medição embora.


Um momento Histórico... C.C. 25 de Julho na Enchente de 1983...


Até qualquer momento!









Nenhum comentário: