sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Primavera entre os antigos povos germânicos - Mitologia


Hoje, dia 23 de setembro,  é o primeiro dia de primavera no Hemisfério sul, diferentemente nas regiões do hemisfério norte, na Europa.
No velho continente, através de seus rituais, a primavera representava a renovação da vida. Isto, antes da chegada dos cristãos à região.


Foi a partir dos rituais pagãos de primavera, entre os antigos povos germânicos, que surgiu a festa da páscoa cristã caracterísitica da região. Já postamos: (clicar sobre...)Um pouco de História...A páscoa na cultura alemã.

Como isto sucedeu?
Os antigos povos germânicos comemoravam o festival de Ostara no dia 30 de março, aonde era celebrado com o ritual dos fogos da aurora: como proteção às plantações. Ostara significava  deusa da Auroradeusa  da Primavera, da Ressurreição e do Renascimento. Significados interessantes às comemorações da páscoa cristã e, que foram assimilados às suas práticas com significados um pouco diferentes.
Muitos lugares na Alemanha foram consagrados a Ostara, como, por exemplo: Austerkopp (rio em Waldeck), Ostertube (uma caverna) e Astenburg.

"A primeira das grandes festas germânicas da primavera, representando a vitória do sol aquecedor sobre as trevas e o frio do inverno, é Ostern. Ela somente foi equiparada à festa de ressurreição de Cristo pela Igreja na Idade Média". Jacob Grimm


Ostara - Deusa da Primavera
Mitologia Germânica


Uma lenda...
 
Certa vez, quando a deusa Ostara estava demorando a chegar, uma menininha encontrou um pássaro prestes a morrer de frio e pediu ajuda à deusa. Uma ponte, de arco-íris surgiu, e Ostara veio com seu vestido vermelho vibrante  e quente da luz do sol, que derreteu a neve. Ostara transformou o pássaro numa lebre do gelo que botava ovos de arco-íris. Como um sinal da primavera, a deusa ensinou a garotinha a observar quando a lebre do gelo surgisse nas florestas.




Nenhum comentário: