sábado, 17 de setembro de 2011

Aniversário do Sr. Hercílio Stahnke - Comemorações

Ontem estivemos no C.C. 25 de Julho, por volta das 21:30h e tinha muita música no grande salão do centro cultural.



O Liederkranz ensaia as canções que cantarão em quatro noites da Oktoberfest 2011. Foi impossível, não notar  a  presença do aniversariante da semana, logo na primeira cadeira à direita, na primeira mesa, Sr. Hercílio Stahnke. Também, não notar, na “platéia”,  a presença de seus familiares. Estavam presentes os três filhos do Sr. Hercílio, noras e netos, acompanhando com alegria as melodias folclóricas.


No final do ensaio, o Liederkranz iniciou a homenagem ao Sr. Stahnke, enquanto seu amigo de muitos anos e colega de Coro, Sr. Oswin Reintenbach, já se encontrava no "galpão" preparando o churrasco  para celebrar o aniversário entre os amigos.


Para conhecermos um pouco mais sobre o Sr. Hercílio Stahnke.

Juntando alguns pontos esparsos, concluímos que é bem provável que Sr. Stahnke estivesse na fotografia que postamos ontem e está publicada hoje no Jornal Santa Catarina. Trata-se da primeira formação, após o resgate do Liederkranz, em 1962. Tomamos conhecimento na noite de ontem, que o menino da foto que olha para trás é o filho do meio, Sr. Valdir Stahnke. Toda a família estava presente nesta ocasião, natal do C.C. 25 de Julho, em 1962.

 O Sr. Hercílio Stahnke nasceu no dia 15 de setembro de 1921 na comunidade de Warnow, cidade vizinha de Indaial. A mesma localidade, aonde chegava o trem, em 1909, quando foi inaugurado seu primeiro trecho ferroviário da EFSC.

Estação Ferroviária de Indaial
 Sr. Stahnke disse que andou muito de trem, no trecho entre Blumenau e Warnow. Tanto que, com 18 anos, resolveu se mudar para Blumenau. Nesta época, morava no antigo Hotel Seifert, aonde, foi construído, mais tarde, o Ed. Catarinense. Sr. Stahnke trabalhou por quatro anos na Alfaiataria Kellermann, até possuir sua própria alfaiataria, conhecida por Alfaiataria Tupy, localizada em frente, onde hoje está o Banco do Brasil. Trabalhou como alfaiate até a aproximadamente a idade de 70 anos.
Sr. Stahnke se casou com a Sra. Gerda (Baumann), também de Warnow. Quando se mudou para Blumenau, eram namorados. Que bom que existia o trem!
Ele nos contou, de maneira informal, que já tinha interesse na moça e era correspondido, quando os dois ainda estavam na escola. Geralmente quando tinha dança na escola ou na comunidade, a jovem Gerda era sua companheira de dança. Além de cantar, o Sr. Hercílio gosta de dançar.
O casal, Hercílio e Gerda, teve três filhos: Sr. Ramiro Stahnke; Sr. Valdir Stahnke e Sr. Frederico Stahnke –Fred. Os filhos lhe deram 5 netos e os netos, 2 bisnetos. Sr. Hercílio, atualmente é viúvo.

Os três filhos: Sr. Ramiro, Sr. Valdir (Da foto histórica de 1962)
 e o Sr. Frederico







Após o ensaio, as homenagens prosseguiram no Galpão do C.C. 25 de julho, aonde Sr. Oswin preparava o churrasco com capricho. Após o jantar, muita música e cantoria.




Amigo de longa data presente











Para quem não conhece, o Sr. Hercílio estará com seus amigos do Liederkranz na Oktoberfest 2011, cantando músicas folclóricas germânicas, para a alegria dos presentes.


Em breve, mais informações aqui
no Blog do C.C. 25 de julho de Blumenau.

Ein Prosit.



Nenhum comentário: