quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Sucesso - Última apresentação do Liederkranz - Oktoberfest 2011

Coro Masculino Liederkranz - Palco do Biergarten
Oktoberfest 2011
Antes de prosseguir,  contando um pouco do que foi a última apresentação do Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho Blumenau no 28° Oktoberfest, em 23 de outubro, vamos conhecer um pouco da história deste tradicional grupo de canto, não somente no espaço do centro cultural, mas na cidade de Blumenau.

Um pouco de História...Coro Masculino Liederkranz


Os Gesangvereine (Corais) foram trazidos para à região do Vale do Itajaí, pelos primeiros imigrantes alemães. A música fez e fazia parte da cultura dos primeiros imigrantes, nos momentos de lazer, músicas do folclore germânico, como também hinos das igrejas, nas religiões protestante e católico.
Isto, naturalmente fez surgir, em 1907, o Coro Masculino Liederkranz na cidade de Blumenau.
No ano de 1937, o Coro Masculino Liederkranz se uniu ao Grupo Musical Germânia e ao Grupo de Teatro Frohsin, que deu origem à Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes. Nesta época, sob a regência do maestro Heinz Geyer, foi criado, um grande coro misto, absorvendo o Coro Masculino Liederkranz, que por um tempo, não mais existiria.

A alma do Liederkranz permaneceu viva.

Liederkranz - Apresentação no C.C. 25 de Julho -Natal de 1962
 O menino central é o Sr. Valdir Stahnke 
Filho do coralista com mais idade - Sr. Hercílio Stahnke - 90 anos

25 anos após o "término" do Coro Masculino Liederkranz, um grupo de senhores, que já haviam conversando sobre a possibilidade de resgatar o coro, procuraram o C.C. 25 de Julho Blumenau. E assim aconteceu. Foi oficializado a nova formação do Coro Masculino Liederkranz no C.C. 25 de Julho Blumenau, através da iniciativa dos senhores:  Franz Brack e Emílio Rossmark e como primeiro maestro regente - Sr. Eugen Seelbach, em 1962.

Coro Masculino Liederkranz - 1976
 


 O Coro Masculino Liederkranz é Tradição e Cultura na História de Blumenau e,  no segundo ano consecutivo, participa do Oktoberfest Blumenau, levando a música do folclore, aos blumenauense e visitantes. Levando alegria e emoção através da melodia das canções.

Dia 23 de Outubro de 2011

Último dia do 28° Oktoberfest Blumenau e a última apresentação do coro masculino do C.C. 25 de Julho na festa. Os cantores dos Liederkranz e seus familiares foram chegando aos poucos, em tempos diferentes para sua última apresentação no Oktoberfest 2011. Souberam, minutos antes de subirem ao palco, que participariam do ritual de encerramento do 28° Oktoberfest, ao lado da realeza 2012, escolhida, também, nesta noite.



Sr. Emmendoefer e Sr. Seibt - Vice Prefeito de Blumenau


























A apresentação...

Como em  todas suas apresentações no Oktoberfest de Blumenau, sairam do meio da platéia, de pontos distintos, e chegaram no Die Kleine Kneipe - "O pequeno bar", aonde se encontram os "Velhos Camaradas", apelido, que vem sendo usado carinhosamente para denominar o Coro Masculino Liederkranz.

Vídeo 1






Vídeo 2



Cantaram canções folclóricas germânicas e de outros países.
E cantaram muito!

Vídeo 3


Vídeo 4
Em

Vídeo 5


Vídeo 6


Breve  - mais vídeos!

























No meio de sua apresentação, houve um breve "hífen" para o Coro Liederkranz acompanhar o cortejo da nova realeza escolhida, pelo pátio da Vila Germânica. Munidos de tochas, atrás do Vovô e Vovó Chopão e das realezas: 2011 e 2012, levaram, simbolicamente, o último barril da Oktoberfest 2011 e o caneco. Estes ficarão guardados no pátio do Parque, até a próxima edição da festa, em outubro do próximo ano.






















Após, o ritual de encerramento, retornaram ao palco do Biergarten da Vila Germânica e cantaram a parte final de seu repertório.







Participação especial dos músicos das Harmônicas Blumenau
do C.C. 25 de Julho Blumenau - Senhores Nardeli e Emmendoefer

Sr. Hans Jürgen Jopp - Pianista do Coro Liederkranz
  




















Atendendo a um pedido da Equipe de Blog, tentamos fazer uma foto com todo o conjunto do Coro Masculino Liederkranz que, gentilmente, se posicionou.

Tentamos...O espaço para fazer a melhor foto foi muito disputado por todos - público e imprensa.






Tentamos...

Terminou o Oktoberfest Blumenau e ainda ouvimos os ecos das vozes em harmonia, que ainda nos é permitido acompanhar, no C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Trabalho brilhante, resultado da dedicação de cada um dos coralistas do Liederkranz e principalmente do maestro e pianista: José Carlos Oeschler e Hans Jürgen Jopp, respectivamente.



Dies ist 25 de Julho Blumenau.

Ein Prosit!




Nenhum comentário: