quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Coros Liederkranz e Misto - Excursão Agudos e Vinhedo

Para preparar um Post através de fatos, aprendemos muito e somos surpreendidos.
Todo blumenauense que já passou pela área central de Blumenau, já deve ter transitado, alguma vez, pela rua Padre Jacobs - nome do primeiro padre da Colônia de Blumenau.

No alto da Escadaria da Antiga Igreja Católica de Blumenau
 está o Pe. José Jacobs
  
Fotografia do final da década de 60 do século XX mostrando
 a Rua Pe. Jacobs - Blumenau SC































Antes...

Há um Seminário Franciscano no interior de São Paulo, na cidade de Agudos - Seminário Santo  Antônio. O Seminário promove o encontro dos ex seminaristas a cada biênio. Os coros do C.C. 25 de Julho  tem participado dos últimos destes encontros, emprestando melodia ao momento festivo e reencontrando amigos, já conquistados.
Seminário Santo Antônio



Este ano, novamente os coros foram convidados, e parte do Coro Masculino Liederkranz e parte do Coro Misto estarão embarcando rumo ao Estado de  São Paulo, hoje à noite, por volta das 20:00h - saída do centro cultural . O grupo tem sua programação dividida entre as cidades de Agudos e Vinhedo - Seminário Santo Antônio (onde permanecerão hospedados) e o Mosteiro São Bento, respectivamente. 

Pe. Jacobs
Iniciamos o Post, escrevendo sobre o primeiro padre de Blumenau - Padre José Maria Jacobs e quem nos lê deve estar se questionando sobre o motivo desta citação.
Ao buscarmos dados sobre a excursão dos coros do C.C. 25 de Julho, ficamos sabendo que o fundador do Seminário Santo Antônio - Agudos, foi o primeiro padre de Blumenau -  Pe. Jacobs e este mosteiro tem uma estreita ligação com a História de Blumenau.





Pe. Jacobs - Nasceu em Aachen, Renânia, Alemanha, em 16 de maio de 1832. Tendo dois irmãos padres, foi ordenado presbítero em 31 de dezembro de 1854. Seu primeiro ministério foi o de educador dos filhos do Duque de Montpellier. Nessa condição conheceu as maiores cidades europeias, adquirindo cultura e domínio de idiomas, o que lhe foi extremamente útil na missão brasileira: falava alemão, inglês, italiano, francês e  português.

Escreveremos, mais tarde, mais um Post: "Um pouco de História...", focando esta ligação entre Blumenau e Agudos.

Agudos  - SP

Prosseguindo...

Aproveitando a aproximidades entre a cidade de Agudos e Vinhedo - onde está localizado o Mosteiro de (Clicar sobre) São Bento - o grupo visitará o Órgão de tubos do mosteiro, o qual foi idealizado e construído pelo Mestre Georg Jann, coralista do Coro Masculino Liederkranz.

Sr Jann. - Primeiro à direita - sentado
com os amigos do Liederkranz
Para saber mais sobre o (Clicar sobre) construído no (Clicar sobre) Mosteiro São Bento - Vinhedo  - clicar sobre o Link: Georg Jann - Mestre construtor de órgãos nas págin...

Alguns vídeos sobre o Órgão do Mosterior São Bento
Histórico e Inauguração









Descobrimos também, que o Mosteiro de São Bento é obra do arquiteto  Hans Broos - renomado arquiteto austríaco que escolheu o Brasil para viver e morou, durante muito tempo, em Blumenau.

Mosteiro de São Bento - Obra Arquitetônica do Arquiteto Hans Broos

Para saber mais (Clicar sobre o Link)










Reencontros, sinapses dos afins. Há momentos que  temos a sensação que tudo está religado...



Os próximos dias promotem bons momentos cheios de melodias, erudição, cultura, boas companhias e cantos para parte dos coralistas do Coro Masculino Liederkranz e Coro Misto do C.C. 25 de Julho - Blumenau.

Estaremos lá!


Em Breve:  Um pouco de História...Seminário Santo Antônio e o Padre José Maria Jacobs



Nenhum comentário: