quinta-feira, 1 de março de 2012

Um pouco de História...Arquitetura religiosa - Sob a ótica da cultura regional


A Arquitetura Religiosa de um povo ou cidade reflete diretamente sua cultura e um momento dentro de sua história. 
Igreja Luterana em Itoupava Rega - Estilo Enxaimel

Igreja Luterana em Itoupava Rega - Estilo Enxaimel
Dentro da história de Blumenau Colônia, no princípio, durante a ocupação dos primeiros lotes coloniais, a partir da segunda metade do Século XIX, foram feitas igrejas temporárias, posteriormente, com o uso da técnica conhecida por eles e o estilo do período, reproduziram suas  primeiras edificações religiosa em solo brasileiro. Com o passar de algumas décadas, ocorreu algumas mudanças  no método e uso da técnica de construir.
Houve uma adaptação e foram agregadas influencias da geografia e cultura local. O  primeiro estilo usado na região, sofreu mudanças dentro de uma sequência cronológica e adaptações muito natural, ocasionadas pelo uso de elementos locais e a disponibilidade de novos materiais construtivos. 

Igreja da Localidade do Testo Alto em três períodos diferentes: 1887 - 1927 e 1937


























Arquitetura religiosa dos imigrantes alemães
A expressão arquitetônica praticada no período das chegada dos primeiros imigrantes na região do Vale do Itajaí,  era oriunda da técnica construtiva enxaimel, isto nas construções residenciais. As igrejas, quase em uma unanimidade seguiam o estilo romântico (Século XIX) com características do Neogótico. Estilo com traços do gótico mais a influência das culturas exóticas do oriente e do Egito, caracterizando, então, o estilo eclético (mistura de estilos e linguagens). 

Igreja Luterna do Centro



















Igreja de José Beutex

Características da Arquitetura Gótica 

Verticalismo: A partir do século XI, houve um rompimento com o horizontalismo, uma das características dominantes nas arquiteturas do passado. As edificações da arquiteturas anterior a este período, tinha como princípio construtivo - estático de peso e sustentação.
Os bizantinos com a cúpula, e os românicos com a abóbada iniciaram a libertação desde princípio.
A arquitetura gótica liberou totalmente a estrutura das vedações (Paredes). Sua técnica construtiva tinha como princípio a distribuição e equilíbrio de forças, possibilitando assim a elevação vertical, sem risco de desequilíbrio estrutural e problemas na estabilidade da construção. Isto com o uso do arco botante e a divisão da abóbada. 
Igreja do Santuário do Caraça - Minas Gerais
Tanto externa ou internamente, o verticalismo marca e caracteriza a estrutura gótica
Catedral Gótica de Köln - Alemanha
Arco Quebrado ou Ogival: Mais elevado em relação ao arco românico, possui elegante beleza decorativa. Sua origem é oriental, tendo sido usados por arquitetos na Ásia Menor, mais precisamente pelos árabes que o difundiram na Europa. 


A cetedral de Köln é uma das maiores catedrais deste período no mundo e a maior no norte da Europa.
Entre 1880 e 1884,  foi a mais alta construção do mundo
Detalhe de seus arcos ogivais nas aberturas e no teto

Arco Botante: Nasceu do contraforte romântico. No delicado, sensível e complexo sistema construtivo gótico, desempenha função de maior importância. Recebe as forças de repulsão das abóbadas da nave central, descarregando-as nos contrafortes. Além da função, são elementos que acrescentam muito no efeito estético final, através de suas elegantes formas. 
Catedral de Saint-Étienne de Metz - fachada posterior
Detalhes - Arcos Botantes
Vitral: O uso dos arcos botantes e a divisão dos pesos e forças operadas pelos arcos cruzados liberam as paredes da carga. Podendo esta ser trabalhada livremente. Em busca da elevação espiritual, surge os trabalhos vitrais. São multicoloridos e tem motivos que ilustram as passagens bíblicas, uma das características da arte gótica. 

Vitrais da Catedral de Köln - Verticalização - Paredes leves
catedral gótica, a partir de sua estrutura, escultura, verticalidade e vitrais sintetizava a vida e o espírito da humanidade européia da idade média.  Era um local monumental e de "luz", não apenas do culto, também das reuniões civis e das assembléias das corporações e grêmios. Seu espaço era aparentemente "inviolável", "refúgio seguro" das vítimas dos opressores, não importa a natureza destes. A porta, com "autoridade moral", inspirava a "proteção do céu" para àqueles que nela transpunha. 
Porta da Catedral de Freiberg
O clero da idade média, tratou de instruir os fiéis através das estátuas e vitrais. Conhecia-se bem o efeito da arte sobre as pessoas, geralmente simples e sem formação. Doutrinavam através do visual, materializando as idéias, através da visão da arte. Este espírito, adequado ao Século XIX foi resgatado através do neogótico com as características construtivas do gótico.

O Neogótico

O Neogótico é o resgate das característcas do Gótico (Século XI até Século XV) na arquitetura e nas artes. Foi um dos “Neos”que inspiravam os românticos do Século XIX, principalmente entre os povos de origem germânica. Após a leitura da Biografia dos Irmãos Grimm é um pouco mais fácil de compreender este momento.

(Clicar sobre: Um pouco de História...Irmãos Grimm).

Neste periodo também, foi que aconteceu os primeiros movimentos migratórios de grupos de alemães de maneira organizada, para o Brasil, para o Vale do Itajaí  - Entre 1820 e 1850.
Os românticos se opunham ao academismo. Defendiam, entre outras coisas, os valores emocionais sobre os intelectuais e o individualismo a partir da cultura familiar dos antepassados, negando a arte estrangeira e internacional imposta e em vigor. A arte romântica apresenta ainda, outras características como: o realismo, o sentimento de contemporaneidade, o nacionalismo, e o culto à natureza, uma das característica da mitologia germânica

A arquitetura romântica restaura o gótico com infliencia dos estilos exóticos como: chineses, árabes, hindus, combinados, culminando em um ecletismo no qual, as preocupações de efeitos decorativos tem mais importância do que as finalidades práticas do edifício e a lógica de sua estrutura

Igreja Luterana de Pomerode
Características do gótico presentes no neogótico do imigrante: 
 Arco Botante(Sem a função estrutural),  arco ogival, 
Verticalidade, torre pontiaguda
Nas últimas décadas românticas, quando se anuncia a arte realista, a arquitetura passa a experimentar a pressão de novas necessidades sociais, como também ao uso de novos materiais construtivos, como o ferro. Este racionalismo, substituindo o decorativismo a contece a mudança de ciclo, do romantismo para o realismo e surgem os percussores da arquitetura moderna, que tem com uma de suas  características, o funcionalismo das plantas, das estruturas e dos materiais. 

Igreja de Itoupava Seca 
Estilo moderno - Projeto de  Hans Broos
O neogótico do romântico, não obedecia a razão de ordem técnica e foi adotado pelos poderes evocativos e sugestões decorativas, acordado com o sentimento nacionalista capaz  despertar no observador e usuário. Cada país europeu, considerava seu estilo nacional, na época. Surgiam as Nações a partir das unificações, como é o caso da Alemanha.

Dotados deste sentimento, os primeiros arquitetos e construtores projetaram as primeiras igrejas no Vale do Itajaí. Nesta época, na Alemanha, com em toda a Europa, se alimentavam os sentimentos nacionalistas. Adotaram o estilo neogótico como o estilo nacional por excelência. Seu maior destaque de construções no estilo, foi no sul da Alemanha, especialmente na Baviera. O Rei Ludwig II ou Luis II admirava muito esta arte e também, a mitologia dos antepassados. Ludwig imortalizou-se em uma obra desta linguagem e que não era uma igreja - uma das construções mais visitadas no mundo.

Castelo construído por Ludwig II da Baviera
Castelo Neuschwanstein
Igrejas na Região 

As Igrejas de Gaspar, Itajaí e Rio do Sul, tem em comum, o mesmo Arquiteto que as projetou - década de 40 do século XX - Sr. Simon Gramlich. 

Gaspar  - SC



Itajaí  - SC

Rio do Sul - SC






















O estilo predominante ou a linguagem, é o neogótico. Observamos as características citadas no gótico e neogótico como: a presença da rosácea no frontão principal, torres em flecha, nave central, pé direito superior a 20 metros, vitrais laterais, a escala monumental, a verticalização. 

Em Blumenau, Sr. Heirich Krohberger, projetou a primeira Igreja Evangélica de Comunidade evangélica, também nos moldes neogótico, cuja planta tem a forma octogonal ( 23 de setembro de 1877). Observamos a " não funcionalidade" da planta octogonal. Predominou o efeito decorativo, destaque para os adornos de origem asiática. 

Igreja Luterana Blumenau - Centro
A Primeira Igreja Católica Centro Blumenau


Estilo neogótico, foi construída em uma elevação no centro da Colônia Blumenau. Por que? Na concepção gótica, a igreja era a centralidade do convívio social e administrativo de uma comunidade e passava a ser, um referência na paisagem da cidade . Suas torres se destacavam no sky line

Sua fachada frontal é caracterizada pela composição simétrica, onde a torre central separa duas janelas com arcos ogivais com rosáceas sobre estes. A entrada principal é valorizada e acabada por um grande arco adornado com elementos decorativos.
Motivos exóticos! Nas paredes laterais há elementos, que não tinha a função estrutural. Os arcos botantes, característica da arquitetura gótica

Primeira Igreja católica de Blumenau 
Projeto do arquiteto alemão Heirich Krohberger
Igreja Protestante de Confissão Luterana

Estilo neogótico, com pouca exploração das principais características do gótico. Foram adotados os vitrais, pouca quantidade. A posição dos vitrais está voltado para o Sul, onde a luminosidade do sol é menor. Tentou-se fazer um arquitetura dentro da cultura vigente da época com todos os seus significados, mas com a presença de inovações. Adotando a mudança da planta (octogonal) e a forma de uso da abóboda central. Explorou-se muito pouco a liberação das paredes da estrutura principal, com o uso dos vitrais. Desta forma, se poderia ter conseguido mais leveza e transparência interna.
O acesso principal é composto pelo conjunto de três portas com arcos ogivais e três rosáceas em um volume saliente frontal, que lembra o de uma torre, observando a não verticalização.
As janelas frontais compõem, através de sua forma alongada, e com arcos ogivais a característica vertical do conjunto. 


Catedral de Blumenau

tipo arquitetônico religioso é um exemplar - como também a igreja católica de Gaspar - da uma reeleitura do neogótico dos imigrantes alemães que chegaram na região. Ambos os projetos são assinados pelo arquiteto alemão Sr. Gottfried Boehm - Há quem diga que seu irmão - Sr. Edmund, participou da idealização. 
O idealizador de ambos os projetos,  buscou, através do uso dos matérias contemporâneos - encontrados na região - e com uma linguagem moderna, as principais características das igrejas dos colonizadores - Elementos da arquitetura gótica e neogótica). 

Vale o destaque para os grandes vitrais em uma nova linguagem, a verticalidade através do grande pé direito e a monumentalidade. A torre apresenta uma nova proposta de uso. Afastada do corpo principal, sem com isto, descaracterizar seu papel como ponto focal dentro da paisagem da cidade e seu campanário.  Uma das características das igrejas modernas - Observar a Igreja do Bairro de Itoupava Seca - Arquiteto Sr. Hans Broos. 
Continuando...A igreja reflete a transição através do uso dos materiais e técnicas modernas com pontos que lembram as igrejas do primeiros imigrantes que chegaram na região, ou seja, com características do estilo neogótico difundido na Alemanha naquele período.
Apresenta uma arquitetura forte e com a identidade cultural da cidade, sem deixar de acompanhar o avanço da tecnologia construtiva da arquitetura moderna. O mesmo vale para a Igreja de Brusque -SC. 

Interior da Catedral de Blumenau
 Projetada pelo arquiteto alemão Sr. Gottfried Boehm

Catedral de Blumenau SC
Projetada pelo arquiteto alemão Sr. Gottfried Boehm
Vitrais


Campanário


















Igreja de Brusque SC
Igreja de Brusque projetada pelo arquiteto alemão Sr. Gottfried Boehm  - Observar os arcos botantes
 vitrais  e a verticalização, com o uso de novos materiais, como o concreto e o ferro


Conhecer a história, faz bem...
Conhecer através da arte, mais ainda...

Nenhum comentário: