quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Conversando sobre: Um pouco de História...


Povos germânicos - Homem da lança

A partir da leitura dos dois Post´s - primeira história registrada sobre os os povos germanos, poderíamos concluir, de maneira simples, o que há por trás das diferenças existentes entre alemães, franceses, ingleses e italianos.

Centro Cultural 25 de Julho: Um pouco de História...Parte I - Dos Germanos ao surgimento: “Deutschland”
Centro Cultural 25 de Julho: Um pouco de História ... Sequência Parte I - Livro Germânia - Tácito

É uma simples reflexão pessoal.

Nos primeiros tempos, primeiro século DC de nossa era, conhecemos um povo forte, dominador, resultado da infiltração de muitas outras culturas (desde a invenção da roda e da escrita) oriundas da Mesopotâmia (Região do Irã e Iraque), Creta e da Grécia, através dos mercadores e das batalhas (oras dominados ora dominadores) - os romanos.

Romanos em batalha

Território entre rios - Mesopotância - Berço da civilização ocidental


Na época de Cristo, primeiros séculos de nosso tempo - Roma tinha, sob seu domínio, boa parte da Europa - caracterizando grande império. 

Clicar para ampliar

 Os romanos conseguiram subjugar as tribos germânicas até as proximidades do Reno, parte oeste do atual território da Alemanha, mas não conseguiram transpor o rio e impor seu domínio nas terras, ao leste, deixando aquelas tribos isoladas em sua cultura e costumes. (Um dos grandes heróis alemães foi o Hermann, que, juntamente com seus guerreiros, frustrou algumas investidas romana sobre a parte leste).
Os romanos dominaram parte de povos germanos, ao oeste do Reno - região que ficou conhecida como Gália e, atualmente, é a região de parte do território francês.


As pessoas dessa região, ao longo dos anos, receberam influencia cultural de Roma, e passaram a "ver" de maneira diferente, o povo do lado leste do Reno. Os povos do leste do Reno, igualmente, não viam com “bons olhos" o povo que se permitiu dominar e que passou a oferecer ameaça permanente a sua segurança.
Este sentimento se perpetuou, de maneira sutil, pelas várias gerações até os dias atuais.


O Reino Unido, que também tem a presença dos povos germânicos em sua história, de certa forma, também se manteve isolado, por barreiras físicas. Seu território é uma ilha, dificultando a interferência cultural de Roma e seu domínio.
Domínio romano em 117 DC















As diferenças são salutares e nos permite as reflexões que faz surgir os movimentos na "civilização". A História nos permite a compreensão, de maneira lógica, sobre o comportamento do homem dentro das diversas escalas e contextos, em um determinado recorte de tempo. A História, nos permite o entendimento desprovido de pré conceitos a faz com que efetuemos nossa manutenção cultural com consciência sobre a identidade cultural que herdamos de nossos antepassados.

Angelina Wittmann

Nenhum comentário: