terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Conversando...O Comportamento "alemão" no Vale - Pomeranos

Igreja Luterana - Pomerode

Portal de acesso à cidade
Ontem estivemos na 29° Festa Pomerana na cidade de Pomerode e alguém nos fez o seguinte Comentário, durante a apresentação do Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho.


" ...O pessoal de Pomerode são todos muito sérios! Não se soltam....são parecidos com àqueles alemães dos vídeos que eu assisto, aonde todos ficam sentados só apreciando o show. Mesmo no trato, são de poucos risos, palavras, são quase sisudos."


Pois  refletir sobre a colcha cultural que é a Alemanha, unificada, relembrando que em 1871 ocorreu a unificação. 
A unificação e manutenção do Estado alemão foram feitas por ações diretas dos povos e reis prussianos (Cultura resultante do povo prussiano primário - povo acultuado e conquistado pelos cavaleiros da Ordem Teutônica), grandes conquistadores e berço do primeiro imperador Alemão - Guilherme I.


Lembram-se das características do povo prussiano e pelas quais eram temidos e respeitados?

(Para saber mais ler - clicar sobre -  Centro Cultural 25 de Julho: Um pouco de História - Prússia e ...)

Mapa da Alemanha - 1871 /1918
Prussianos representados pelas áreas em azul e Bávaros em verde no mapa -
Alemanha 1871 -1918

Durante a unificação da Alemanha, onde era latente  o nacionalismo cultural alemão (final do século XVIII e o princípio do XIX) período no qual, muitos descendentes dos antigos pomeranos  chegaram ao Vale do Itajaí e iniciaram a povoação de Pomerode na grande colônia de Blumenau. 
Rei da Prússia visitando os Pomeranos - 1763
Acervo Sr. Heinemann
Acervo Sr. Heinemann


Linda Canção da região do Báltico....

Para saber mais sobre os Pomeranos acessar o Link clicando sobre: Pomerânia - Por José Carlos Heinemann

Eram os pomeranos, povo que possuíam cultura própria e que passaram a fazer parte do domínio prussiano, que ocupavam grande parte do território da Alemanha (Ver mapa). Este povo falava seu próprio dialeto e depois em o contato com os prussianos, adotaram o idioma alemão utilizado obrigatoriamente a partir da unificação do Estado Alemão - 1871(Conquistada pelos prussianos/pomeranos)
Os Pomeranos fazendo parte do povo prussiano, disciplinarmente adotaram e defendiam a prática das  "Virtudes prussianas", também no período da Alemanha unificada, excetuando, os estados da Baviera e Saxônia e outros menores, mais ao sul da Alemanha. 

As virtudes prussianas: 

Organização perfeita;
Sacrifício;
O Estado de direito;
Obediência à autoridade e militarismo. 

Guilherme I, primeiro imperador alemão permitiu que a Baviera, Saxônia continuassem na livre prática de suas próprias culturas locais. Apresentou-lhes  as condições de: respeitar a Alemanha Unificada e fazer parte do Exército unificado, quando houvesse conflitos. 

Muitos dos residentes da região do Vale do Itajaí, descendentes de imigrantes oriundos da Alemanha, herdaram de seus antepassados prussianos, o comportamento social e cultural - hábitos e  vestem-se e adotam as festividades do sul da Alemanha, gerando uma pequena confusão aos olhos dos visitantes alemães que chegam à região e mesmo, dentro das comunidades e de seus frequentadores locais ou de outras regiões. 

Lembramos do Sr. Johannes Telle - de Bonn, quando nos viu trajados. 
Leia o Post (Clicando sobre Conversando um pouco sobre História )

Antes  de concluirmos, vamos conhecer em rápidas palavras, um pouco da história da Baviera - um dos maiores estados do sul da Alemanha que tem características culturais próprias...

A região era habitada por celtas e romanos antes da chegada do povo germânico que chegou à região entre os século V e VI DC. Por algum tempo o domínio foi dos francos. Durante a idade Média a Baviera era formada pela Baviera Superior e Baviera inferior, e no início do século XVI, formaram um só país, através da unificação das várias províncias. O Estado sempre foi católico, indo contra a opinião do idealizador da Unificação da Alemanha - Bismarck  - que via no catolicismo, uma ameaça a partir do poder que Roma tinha e exercia sobre os países católicos. A Baviera era o mais importante representante do catolicismo no Sacro Império Romano Germânico, junto com a Áustria. O Estado chegou a lutar contra a União Protestante, ao longo da Guerra dos 30 anos – reinado de Maximiliano. 


Somente comentando...

Em 1806, o duque de Baviera se torna o rei, e neste tempo, a Baviera obteve os territórios da Francônia e Suábia. Regiões de onde vieram alguns dos antepassados de algumas famílias que fundaram o C.C. 25 de Julho de Blumenau e mesmo, de outros que chegaram depois, como a família do atual presidente do centro cultural - Sr. Dieter Berner


O C.C. 25 de Julho de Blumenau, foi fundado por descendentes de Bávaros, e ainda hoje tem presente, autênticos bávaros em seus grupos culturais, bem como a presença de descendentes diretos de imigrantes que vieram daquela região.
Imagens da Noite da Francônia 2010 no C.C. 25 de Julho

Die Tanzlmusi com o solista Sr. Rolf Haas
Coordenador do grupo musical - Sr. Stefan Ziel - nascido na Baviera
Culinária regional



Traje oficial do grupo foclórico Blumenauer Volkstanzgruppe  é o mesmo traje
usado, atualmente, nas danças foclóricas locais da região de Unterfranken
 À esquerda Sr. Dieter Berner - Presidente do C.C. 25 de Julho



















Ficamos sabendo que há muitas pessoas que comentam, por exemplo, que não comparecem ao tradicional Weinabend do C.C. 25 de Julho,  justificando que esta festa não é uma festa alemã. É uma festa com origem na região de  Unterfranken - Baviera.
Weinabend 2011 - C.C. 25 de Julho
Vinho alemão - Herança dos romanos e dos francos 

na região   de Unterfranken











Sra. Renate Rossmark - sua Família é oriunda de Unterfranken - Baviera 

Weinabend no C.C. 25 de Julho de Blumenau
Para ver Momento do Weinabend (Clicar sobre os link´s):
Momentos do Weinabend
“Blumenauer Weinabend” - Noite de Queijos e Vinhos...

Continuando...

Em 1815, o Palatinado do Reno, também tornou-se parte da Baviera, na época que Ludwig II foi rei de 1864 até quando se suicidou, ficando imortalizado pelo castelo que construiu - Neuschwanstein. Em 1871, a Baviera, passou a fazer parte do Império Alemão (Deustche Reich) sem perder sua liberdade de expressão e cultural, muito diferente daqueles povos que conquistaram a Unificação e criando o estado alemão – os Prussianos.


Festa de Munich 2011 - Baviera...









Para compreender e concluir o questionamento inicial...

Poderíamos concluir que os moradores (descendentes dos Pomeranos) de Pomerode tenham muito das "virtudes prussianos" - herança cultural de seus antepassados que foram tão importantes para a consolidação da Unificação da Alemanha, em 1871. Por isto, em alguns momentos nos parecem tão sérios e sistemáticos, quase rudes, em suas ações e comportamento. 
Mas desejam se divertir e se vestir como os alegres bávaros do sul da Alemanha. Muitas vezes assim o fazem, sem conhecer o real motivo e acreditam realmente, que todo alemão se veste assim, de " Frida" e "Fritz".


O Vídeo a seguir foi filmado em Ruhpolding - Sul da Baviera - Sul da Alemanha, em 1956. As coreografias apresentadas são semelhantes às coreografias feita por um Grupo Folclórico de Pomerode muito conhecido e que não é originária na região da Pomerânia.


Fotos tiradas do Site http://vemprapomerode.com.br/
Este é um dos motivos que levam muitos dos descendentes de imigrantes alemães  na região, um pouco mais informados, no momento de conhecer ou travar uma nova amizade com um alemão ou mesmo com outro descendente de sua etnia, perguntar sobre o local de sua  origem e de sua família dentro da pequena grande Alemanha. 
Pois existem grandes diferenças.

Traje Folclórico Pomerano





















Pontos para reflexão....
Outro dia alguém se manifestou escrevendo aqui no Blog ..."Nada a ver com roupa de alemão!"
Ou ainda...

Já ouvimos muitos..."Alemão é isto, é aquilo...é assim..."
Dizemos...
Depende de qual região são suas raízes.

O que significa: 
A Festa mais alemã do Brasil? 

Para saber mais sobre a Alemanha, acesse os link´s abaixo, clicando sobre os mesmos.

Conversando um pouco sobre História
Centro Cultural 25 de Julho: Germanos e sua Mitologia - Crenças e ...
Centro Cultural 25 de Julho: Germanos e sua Mitologia - Crenças e ...
Centro Cultural 25 de Julho: Um pouco de História...Parte I - Dos ...
Centro Cultural 25 de Julho: Um pouco de História ... Sequência ...
Conversando sobre: Um pouco de História... - Centro Cultural 25 de ...
Centro Cultural 25 de Julho: Um pouco de História - A Unificação da ...
Centro Cultural 25 de Julho: Sugestão de filme - Sissi
Um pouco de História...A Independência do Brasil - 07 de setembro ...

Caspar David Friedrich


Curiosidades sobre os Pomeranos:

Mitologia presente nas construções



Muitas das casas pomeranas são cobertas com palha e em sua cumeeira há a presença da águia. A águia faz parte da mitologia germânica, também conhecida como nórdica, suprimida pelo cristianismo. Os principais ícones, elementos e rituais da antiga religião permaneceram e permanecem entre os usos e costumes dos alemães. Neste caso, a cumeeira de uma casa é o limite entre o céu e a terra e a águia representa a proteção àquele lar.

Tipologias diferentes daqueles
construídas no sul da Alemanha
Os trajes, variam de acordo com a região que residem - à beira mar ou no interior do território

Trajes muito diferentes daqueles, também usados ao sul da Alemanha e entre eles, grandes variações, também de acordo com a região da Pomerânia.

Presença de um grupo trajado como os Pomeranos do litoral no
 4° Desfile de Grupos de Dança Folclórica na cidade de Pomerode - 2012




Indumentária do homem a beira mar   
apropriada para a pescaria 
Não era sua roupa de festas e sim de trabalho


Culinária

A culinária pomerana também tem algumas peculiaridades diferentes da culinária da região sul da Alemanha.
Em função do território pomerano estar em contato com o mar (Báltico), usavam o peixe nos seus quitutes e usam até os dias atuais. 
A Baviera, por exemplo, não possuía ligação com o mar, portanto...

Aqui no Vale do Itajaí, o pão com sardinha é muito apreciado entre os descendentes de alemães de todas as regiões da Alemanha. Este quitute faz parte da culinária pomerana, entre outros que buscaremos e aumentaremos este parágrafo.

Clicar para ampliar - Costa do Mar Báltico - Mapa do ano de 1845
- 5 anos antes de iniciar o fluxo migratório para o Vale do Itajaí


Mar Báltico - Os primeiros imigrantes para o Vale do Itajaí
 viajaram com grandes veleiros que também aportavam no Báltico















O povo pomerano tinha como uma das características de seu perfil social, a aproximação com atividades e lidas ligadas ao cultivo da terra, ao mar e ao militarismo.

Um dica...
Pesquisa sobre os Pomeranos.

O Historiador Sr. José Carlos Heinemann, que visitou o C.C. 25 de Julho em dezembro último, é um pesquisador de Novo Hamburgo que estuda os Pomeranos - seus hábitos, costumes e História.
Sr Heinemann no C.C. 25 de Julho 
Nesta oportunidade, o pesquisador  desabafou com a Equipe 
sua preocupação com a preservação da cultura dos pomeranos 
O interesse do Sr. Heinemann pelos pomeranos surgiu em 1968, quando conheceu comunidades de descendentes de pomeranos no Espírito Santo - Brasil.

Casa com tipologias diferentes e com coberturas de Palha

 “Fiquei impressionado, muitos nem falam português nem alemão, e sim um dialeto que só eles entendem”, disse. Depois começou a se inteirar das tradições e acompanhou os casamentos, onde as noivas se vestem de preto. A Pomerânia é uma terra junto ao mar Báltico, numa extensão de 475 quilômetros. Os pomeranos que viveram ali trabalharam junto ao mar e dedicaram-se à pesca."

Para quem aprecia a História -  é de grande valia  poder "viajar" e navegar no Site do Sr. Heinemann
Para isto, basta clicar no link a seguir: http://www.pomeranos.com.br/index.php

Para terminar, sugerimos ainda, a leitura do Post(Clicar sobre): Conversando um pouco sobre História

Para entender, nada como o conhecimento dos fatos e reflexões, sem preconceitos e etnocentrismos. 




5 comentários:

Anônimo disse...

Angelina, boa tarde! Li as reflexões sobre os alemães que fundaram Pomerode e os alemães do Centro Cultural 25 de Julho, achei o texto bastante informativo e nos dá uma dimensão de como a Alemanha dentro do seu próprio território tinha tantas diferencas culturais, tais fatos nos remete ao nosso Brasil, como o sentido das plavras, o sotaque, a comida, a música e dancas mudam conforme a região que você mora. Tenho amigos que descendem de alemães e são pessoas iluminadas, alegres e amáveis.
Angelina parabéns pelas informacões que o Blog nos fornece e que possibilita novas aprendizagens a respeito dos povos imigraram em terras brasileiras e que contribuiram e continua contribuindo diretamente pelo desenvolvimento econômico, intelectual e cultural do nosso Brasil.
Doni de Goiás

Anônimo disse...

Angelina o estudo da língua alemã já é uma realidade no Brasil e patrimônio culutural do Estado do Espirito Santo.
Alemão como língua oficial
Em um processo de revitalização, e através de um forte apelo de brasileiros germanófonos para a adoção da língua alemã como vernáculo oficial das cidades colonizadas por alemães, o município de Pomerode foi o primeiro a adotar a língua alemã como co-oficial no município. O processo de vernaculação oficial do alemão deve se repetir nos próximos anos em todo município em que a maioria da população seja descendente de imigrantes alemães, de forma que escolas públicas ensinem obrigatoriamente a língua alemã, e serviços públicos também sejam prestados em alemão.
Também foi aprovada em agosto de 2011 a PEC 11/2009, emenda constitucional que inclui no artigo 182 da Constituição Estadual a língua pomerana, junto com a língua alemã, como patrimônios culturais do Espírito Santo.
Municípios brasileiros que possuem língua co-oficial pomerana (ou Pommersch)
- Espírito Santo
- Santa Maria de Jetibá
- Vila Pavão
- Pancas
- Minas Gerais
- Itueta (apenas no distrito de Vila Nietzel)
- Santa Catarina
- Pomerode
- Rio Grande do Sul
- Canguçu (em fase de aprovação)
- Roraima
- Espigão do Oeste (em fase de aprovação)

Municípios brasileiros que possuem língua co-oficial hunsriqueana (ou Hunsrückish)
Santa Catarina
- Antônio Carlos
Rio Grande do Sul
- Santa Maria do Herval (em fase de aprovação)
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_alem%C3%A3_no_Brasil

Angelina Wittmann disse...

Agradecemos as suas contribuições Sr. Donizete e principalmente sua visita ao Blog do C.C. 25 de Julho de Blumenau. As trocas são fundamentais para a aquisição do conhecimento e a revisão de nosso próprio conhecimento.
Um abraço e a té outro momento.
Equipe do blog do C.C. 25 de Julho de Blumenau

Joe D. Lambert disse...

Então, eu só acho que as pessoas deviam pensar que alemão nenhum vive só de Jetzt Geht's Los.

Talvez festas do tipo Oktoberfest sejam mais comuns somente em certas regiões da Alemanha (Baviera, arredores, etc...), do mesmo jeito que isso acontece aqui no Brasil. Nós temos varias culturas. Você vê um cara do sul tomando chimarrão, mas se entregar uma cuia para alguém do norte ele não vai saber nem pegar o objeto direito. A mesma coisa acontece na Alemanha, a cultura é diferenciada.

E sobre essa coisa de alemão ser mal-encarado. Mal-encarado eles não são, acontece que o povo lá é determinado, sério, não vadia e só fala bobagens. Reflexo disso é a situação da Alemanha hoje em dia. Pode estar sofrendo problemas que acontecem em qualquer lugar, mas está em um nível da média pra cima em vários aspectos. E no Brasil também vemos isso, em cidades colonizadas por alemães você vê muito menos degradação publica, sujeira na rua, desrespeito e palavrões. :)

Angelina Wittmann disse...

Boa noite Sr. Lambert. Agradecemos seus fundamentados comentários e reflexões. Acima de tudo, pensamos que devemos observar as diferenças culturais como uma ferramenta boa do aprendizado e sem o etnocentrismo. Todo povo tem direito à sua cultura, propagá-la, vivencia-la e a ter orgulho de sua identidade. Independentemente qual for, a cultura sempre será uma boa base para a educação de um grupo étnico. Não importa a região do globo. Abraços da equipe do C.C. 25 de Julho de Blumenau.